Palestra on-line: “A censura e a repressão aos músicos na ditadura civil-militar brasileira (1964-1985): o caso Aldir Blanc”.

26/05/2020

O curso de História da UEG Câmpus Sudoeste, Sede Quirinópolis, convida a todos e a todas para prestigiar a palestra on-line: “A censura e a repressão aos músicos na ditadura civil-militar brasileira (1964-1985): o caso Aldir Blanc”.

 

                                            

 

O evento ocorrerá na segunda-feira, dia 01/06/2020, às 19h. O palestrante convidado é o Professor Dr. Alexandre Felipe Fiúza (UNIOESTE-PR), especialista no tema da ditadura, com ênfase na trajetória de músicos e estilos musicais que resistiram ao cerceamento democrático e às perseguições que se seguiram ao golpe militar de 1964. Pesquisou em diversos arquivos nacionais e internacionais sobre o tema. O caso do compositor Aldir Blanc é paradigmático e será o recorte do palestrante. Autor de letras musicais populares e de muito sucesso, como “O bêbado e a equilibrista”, em parceria com João Bosco, música eternizada na voz da interprete Elis Regina, Aldir Blanc foi perseguido e censurado pela ditadura e, infelizmente, faleceu recentemente vítima do novo coronavírus.

____

Palestra: A censura e a repressão aos músicos na ditadura civil-militar brasileira (1964-1985): o caso Aldir Blanc

Palestrante: prof. Dr. Alexandre Felipe Fiúza (UNIOESTE-PR)

Horário: 01/06, às 19h

Transmissão pela Rádio UEG www.radio.ueg.br

Haverá certificação.

Link da palestra: https://meet.google.com/ueu-qpro-qhz

____