UEG lança programa de formação continuada

27/05/2020

A Pró-reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Goiás (PrG|UEG), em parceria com a UEG TV, lança nesta quinta-feira, 28, o programa de formação continuada Saberes UEG.  A conferência-live de lançamento do Programa terá como tema "O ser e o agir transformador na vida universitária", com o professor Carlos Rodrigues Brandão, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a partir das 17 horas.

 

                    

 

A programação inicial segue até o dia 26 de junho e tem como objetivo promover encontros de formação com docentes e servidores administrativos da Universidade Estadual de Goiás. A intenção é que os diálogos propostos pelo Saberes UEG sejam "provocações às inteligências, sensibilidades, saberes e conhecimentos".

De acordo com o professor Flávio Alves Barbosa, da PrG, todos os saberes têm seus sabores. "Se em nossas casas colocamos os sabores na mesa, este projeto de formação é um convite para colocar nossos saberes na mesa do diálogo", compara. O professor diz ainda que quem aceita entrar numa conversa tem a oportunidade de descobrir as diversidades de pensamentos.

Para a pró-reitora de Graduação, professora Suely Cavalcante, tanto professores como servidores devem buscar o conhecimento de forma contínua. "Mesmo em tempos de isolamento social, o conhecimento permanece dinâmico e carente de alimentação. O Saberes UEG é uma excelente oportunidade para dar continuidade à formação e também ao compartilhamento de pensares, tendo em vista que propõe valorizar os saberes diversos de cada participante", salienta.

O reitor interino da UEG, professor Valter Campos, explica que a formação continuada é um desafio tanto para os profissionais quanto para a instituição. "Nós, que trabalhamos com educação, precisamos estar em constante processo de formação, de aprimoramento. Cabe à instituição à qual estamos vinculados criar mecanismos e alternativas para contribuir com esta ação. Com o programa Saberes, a UEG pretende incentivar nossa comunidade a se integrar à formação continuada. A modalidade remota nesse início tem relação com o distanciamento social por conta da pandemia, mas nada impede que tenhamos muitas atividades nesse modelo no futuro. Precisamos ver a tecnologia como nossa aliada", explica.

O Saberes UEG irá compor a grade de programação da UEG TV, que é a responsável pela produção e veiculação do programa. O acesso aos conteúdos será livre pelo site www.tv.ueg.br ou pelo Canal da UEG TV no Youtube (www.youtube.com/uegtv) e não haverá necessidade de inscrição para participar.

Os episódios dos programas também serão exibidos na programação da Rádio UEG Educativa e os podcasts ficarão disponíveis no site da Rádio. O público poderá acessar o www.radio.ueg.br ou baixar o aplicativo para celular para ouvir os conteúdos do Saberes UEG.

 

PROGRAMAÇÃO

Conferência-live de lançamento do Programa - O ser e o agir transformador na vida universitária

Dia:28/5 - Horário:17h

Professor Carlos Rodrigues Brandão – Unicamp/SP. Licenciado em psicologia pela PUC Rio de Janeiro; mestre em antropologia pela UNB; doutor em ciências sociais pela USP; livre docente em antropologia do simbolismo pela Unicamp; pós-doutorado na Universidade de Perugia e na Universidade de Santiago de Compostela; Escreveu artigos e livros nas áreas de antropologia, educação e literatura.

O direito como efetividade

Dia:29/5 - Horário:17h

Professor José do Carmo Alves Siqueira - Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduado em Direito pela PUC - Goiás; mestre em Direito pela UFG; doutor em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, é professor adjunto do curso de Direito da UFG e professor permanente do programa de Pós Graduação em Direito Agrário da FD/UFG.

Professora Mayra Caiado Paranhos – UEG. Graduada em Direito pela UFG; mestre em Direito pela UFG. Atua como advogada e em gestão educacional, ensino a distância, sustentabilidade e meio ambiente e turismo.

Proposta de um currículo da esperança

Dia:02/06 - Horário:17h

Professor Adriano Hertzog Vieira - Instituto Transdisciplinar de Formação Saber Cuidar e Universidade de Passo Fundo – RS. Doutor em Educação: Aprendizagem, Currículo e Formação Docente pela Universidade Católica de Brasília (UCB); mestre em Educação: Currículo, Cultura e Sociedade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Trabalha com os temas: Pensamento Complexo e Transdisciplinaridade; Formação Docente; Aprendizagem; Extensão Universitária; Currículo; Pedagogias Inovadoras.

Gênero e diversidade no ensino superior

Dia:04/06 - Horário:17h

Professor Rezende Bruno de Avelar – UEG. Doutor em Sociologia pela UFG, na linha de pesquisa "Direitos Humanos, Diferença e Violência"; Mestre em Ciências da Religião pela PUC Goiás . Trabalha com os temas: Gênero, Juventude, Inclusão, Políticas Públicas e Direitos Humanos.

Cultura de paz, por uma educação não-violenta

Dia:10/06 - Horário:17h

Professor Silvio Bedin – Ecopaz e Universidade de Passo Fundo – RS. Graduado em História pela PUC Goiás; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Doutor em Educação pela UFRGS; professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo, atuando na área de fundamentos da educação.

Professor Valtuir Moreira da Silva - UEG. Doutor em História pela UnB; Mestre em História pela UFG; professor efetivo da UEG. Docente com experiência na área de pesquisa, ensino e extensão.

Diversidade etnico-racial na Educação Superior

Dia:12/06 - Horário:17h

Professora Lorena Francisco de Souza - UEG. Graduada em Geografia pela UFG; Mestre em Geografia pela UFG; Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em ensino de Geografia e diversidade, relacionando gênero, relações étnico-raciais, formação de professores e ensino de Geografia.

A experiência da escrita

Dias:15/06, 18/06 e 22/06 - Horário:17h

Professor Solemar Oliveira – UEG. Graduado em Física pelo IF-UFG; Mestre em Física pelo IF-UFG; Doutor em Física Básica pelo IFSC/USP); Pós-doutorado no Laboratório de Cristalografia Estereodinâmica e Modelagem Molecular (LaCrEMM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É professor efetivo da UEG.

Ainda há espaço para a poesia na sala de aula?

Dia:23/06 - Horário:17h

Professora Ebe Maria de Lima Siqueira – UEG. Graduada em Letras-Português pela UFG; Mestre em Letras e Lingüística pela UFG; Doutora em Estudos Literários pela UFG. É professora titular da UEG. Pesquisadora associada da Reler/Cátedra Unesco de Leitura PUC Rio. Trabalha com os temas: literatura brasileira, infância, literatura infantojuvenil, mediação de leitura, formação do leitor e práticas leitoras, alfabetização e letramento.

Professora Goiandira Ortiz – Coordenadora da Rede Goiana de Pesquisa em Leitura e Ensino de Poesia. Mestre em Letras e Linguística pela UFG; Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez estágio de Pós-doutoramento na Universidade de Lisboa sobre poesia contemporânea. Ministra aulas no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística e no Performances Culturais da UFG.

Professor Jamesson Buarque – Diretor da Faculdade de Letras da UFG. Graduado em Licenciatura em Letras pela Universidade de Pernambuco; Mestre e Doutor em Letras e Linguística pela UFG. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários - Teoria do Poema e Teoria a Literatura.

Leitura no espaço virtual: um mundo de possibilidades

Dia:24/06 - Horário:17h

Professora Maria Aurora Neta – UEG. Graduada em Letras pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iporá; Mestre em Educação pela UFG; Doutora em Educação pela PUC Goiás. Professora efetiva da UEG. Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa. Membro do Fórum Estadual de Educação.

O desafio da comunicação não violenta

Dia:25/06 - Horário:17h

Professora Vanildes Gonçalves – UCB. Graduada em História pela UEG; possui Pós-graduação Lato sensu em Juventude Contemporânea pela Unisinos/RS; Mestre em Ciências Sociais pela PUC SP. Assistente da Secretaria Executiva da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da UCB.

O desafio da construção do bem-estar psíquico de estudantes universitários

Dia:26/06 - Horário:17h

Professora Sueli Pereira Caixeta – Univesidade de Rio Verde. Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí; Mestre em Psicologia pela UCB; Doutora em Educação pela UCB. É professora na Faculdade de Psicologia da Universidade de Rio Verde. Trabalha com os temas: educação, psicanálise, sofrimento psíquico, desenvolvimento humano, adolescência, teorias da aprendizagem.

 

(Dirceu Pinheiro|Comunicação Setorial|UEG, com informações da PrG)