Prosea Campo

O território imaterial do camponês, constituído de hábitos, costumes e valores está não só no campo mas, também na cidade.

Você já provou o empadão Goiano? Ele é patrimônio cultural de Goiás e nasceu no território rural Goiano.

E as folias do Divino? Em Formosa temos a folia na roça e na cidade, mas essa manifestação cultural camponesa nasceu no campo desse município.

E a labuta? O trabalho no campo modificou com a entrada das máquinas, mas mesmo assim o camponês conservou muitos de seus ofícios ligados ao campo e, nesse processo, a mulher também vem ganhando espaço e ampliando suas ocupações.

Já pensou como é o cotidiano de uma mulher camponesa acampada? Vamos conhecer um pouco mais da sua identidade, do seu modo de vida, e do seu cotidiano?

No novo interprograma da Rádio UEG Educativa, a professora Francilane Eulália doutora do Departamento de Geografia da UEG Câmpus de Formosa vai nos trazer, semanalmente, informações e curiosidades sobre a cultura campesina goiana.

 

Professora Dra. Francilane Eulália

Coordenadora do GEPER - Grupo de Estudo e Pesquisa do Espaço Rural.

Membro do NERA- Núcleo de Estudo, Pesquisa e Projetos de Reforma Agrária.

 

 

 Grupo de Estudo e Pesquisa do Espaço Rural (GEPER)

O GEPER nasceu com a perspectiva de ampliar as reflexões ligadas ao espaço rural que os pesquisadores professores da Universidade Estadual de Goiás de quatro Campus Universitários da universidade supracitada, vem realizando ao longo de seis anos, sendo que, estes pesquisadores estão atuando nos Cursos de Geografia do Campus de Formosa, Iporá, Itapuranga e Quirinópolis. Assim, o GEPER vem pesquisando os fenômenos que ocorrem no espaço rural, sendo que é a Geografia Rural, compreendida por sua totalidade contraditória, a norteadora das pesquisas ligadas ao espaço supracitado. A princípio o Estado de Goiás tem sido o principal lócus para as pesquisas, considerando que uma escala mais ampla, como a nacional, também vem sendo tomada para melhor compreensão do espaço rural no âmbito estadual. Saiba mais AQUI.

 

 

Ouça o podcast